sexta-feira, 22 de julho de 2011

Por que o carro gasta mais combustível com os pneus descalibrados?

 

 

Quanto mais borracha no chão, mais motor é preciso

por Raphael Soeiro
Pense bem da próxima vez que for ao posto e não calibrar os pneus. Além de prejudicar seu bolso (o carro vai gastar mais combustível) e seu mundo (ele vai poluir mais), vai sobrar para o seu pulso - o volante fica bem mais pesado. Acontece que, com um pneu descalibrado, o automóvel tem mais contato com o solo. Com mais borracha se arrastando no asfalto da rua, o carro vai precisa gerar mais força, mais rotações do motor, para desenvolver a velocidade desejada (ver quadro ao lado).

Quem sofre primeiro é o ambiente: estima-se que a má calibração cause uma emissão extra de 595 milhões de quilogramas de CO2 só na América Latina. Depois é o seu bolso: além de reduzir em um terço a vida útil do pneu, pneus murchos fazem o consumo aumentar até 25%.

Vinte e cinco por cento. Quem gasta R$ 250 de gasolina por mês e nunca para no posto para calibrar poderia estar economizando R$ 50 - um preço caro pra preguiça.


Autossabotagem

Mais fatores não mecânicos que aumentam o gasto de combustível

Bagageiro
Aquele trambolho sobre o carro aumenta a resistência do ar - o que é ótimo para manter um F-1 preso ao chão, mas gasta gasolina.

Vidro aberto
O vento que penetra vidro adentro também reforça o atrito do veículo, principalmente em altas velocidades.
Carga Pesada
É uma cilada, Bino! Elimine itens desnecessários do porta-malas: a longo prazo, esse peso extra vai custar muitos reais.

Fontes José Carlos Quadrelli, gerente-geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil; Goodyear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário