1 – Pareidolia
O termo pareidolia descreve um fenômeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo (em geral uma imagem ou som) sendo percebido como algo distinto e significativo. Exemplos comuns incluem imagens de animais ou faces em nuvens, em janelas de vidro e em mensagens ocultas em músicas executadas do contrário. 2 – Língua havaiana
Ele tem apenas 12 letras e um símbolo, o que o torna um dos menores alfabetos do mundo. Há somente 162 possíveis sílabas em Havaiano. A maioria das línguas tem um repertório muito maior, mesmo assim eles conseguem se comunicar perfeitamente.
3 – Criptomnésia
Criptomnésia significa literalmente, memória oculta, é a memória inconsciente ou a memória ancestral, ou ainda memória subliminar. Simplificando significa que você pode copiar algo de alguém sem saber que esta plagiando.
Por exemplo um dia você compõe uma música maravilhosa, mas pode ser que você tenha ouvido essa música anos atrás e não se lembra, contudo seu cérebro ainda tem a informação guardada, as vezes ele desperta ela e sem querer você plagia alguém.
“Isso já aconteceu comigo, um dia estava fazendo uma parte de uma música e sem querer fiz exatamente isso, só que no baixo:
Apagar as luzes
Depois, o baterista que me falou que era plágio descarado. Pior que eu nem tinha notado.”
4 – Licantropia clínica
Licantropia clínica é uma rara síndrome psiquiátrica na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transformar, ou de fato ter se transformado, em um animal, ou que tal pessoa é, de alguma forma, um animal.
5 – Krampus
Alguns séculos atrás o Papai Noel tinha um acompanhante bem estranho. Ele se chamava Krampus, era feio (imagem a cima) e batia nas crianças. Essa história era contada para assustar as crianças para que se comportassem antes do Natal. 6 – Astronautas pré-histórico
Muitas pessoas acreditam nessa teoria. Elas acham que no passado distante astronautas alienígenas vieram do espaço sideral e ensinaram tudo que o homem sabe, alguns mais radicais acreditam que foram os ET’s que trouxeram a vida para nosso planeta. Alguns ultra radicais crêem que nossas religiões foram criadas por eles também.
7 – Mulher que deu a luz a animais
Em 1726, Mary Toft afirmou que tinha dado a luz a coelhos e gatos. O caso ganhou uma grande projeção na Inglaterra da época, pois havia o médico da família apoiou o caso, confirmando tudo. Depois de algum tempo eles acabaram admitindo a mentira e foram ridicularizados.
8 – Hipertimesia
É a capacidade incrível de lembrar de tudo, tudo mesmo. Se você pergunta para uma pessoa dessas o que ela comeu no dia 6 de agosto de 2005 ao meio dia, ela respondera sem problema nenhum, e ainda fara o comentário se estava bom ou não. Essas pessoas tem uma memória quase perfeita, não esquecem de nada, mesmo das coisas mais banais de sua vida ficam gravados na sua memória.
9 – Zebralo
Um cebrallo ou zebralo é um híbrido de uma égua com um macho de zebra. Tal como outros híbridos entre espécies diferentes, é estéril.
Sua aparência é mais para um cavalo do que a uma zebra, mas ao contrário destes, se distingue pela sua listras, visível nas pernas, e que, muitas vezes também tem, na parte de trás do pescoço para cima e os flancos.
10 – 30 de fevereiro
O império sueco (que incluía a Finlândia na época) tinha planos de mudar do calendário juliano para o calendário gregoriano em 1700. O problema é que esse novo sistema não contava os anos bissextos, ele vigorou durante alguns anos, até que voltaram ao calendário juliano. Mas como alguns dias haviam sido perdidos, tiveram que colocar 30 de fevereiro no calendário até que conseguissem acertas as datas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário